Por que vou querer perder minhas gordurinhas?
Obesidade é mais do que um problema com a aparência, é um perigo para a saúde. Milhares de mortes relacionadas à obesidade acontecem todos os anos. Vários problemas médicos graves têm sido relacionados à obesidade, incluindo diabetes tipo 2, doenças cardíacas, pressão alta e infarto. Obesidade também está relacionada a maiores taxas de certos tipos de câncer. Homens obesos têm maior probabilidade de morrer de câncer de cólon, reto ou próstata. Mulheres obesas têm mais chances de morrer de câncer de mama, útero e ovários.

Os principais erros de quem quer perder gordura:
1° erro: Não preciso contar calorias
Infelizmente nem todos sabem o que é uma caloria, e também não vão descobrir hoje, mas contar calorias é tão básico e fundamental, quanto fazer uma viagem e não contar quanto vai precisar de gasolina. O que eu quero dizer com contar calorias, se você quiser perder peso precisa controlar o quanto e o que você come! Para perder gordura você precisa gastar mais energia do que você ingeri através dos alimentos. Vamos falar mais sobre isso mais tarde.
2° erro: Quanto mais aeróbico = Menos peso
As pessoas acham que quando sobem na esteira ou na bicicleta ergométrica e aperta o botão de ligar, você está apertando o botão de “perdendo peso instantaneamente”, gastam horas e horas semanais em cima dessas maquinas, bem as coisas não funcionam bem assim. Você sabe como perder peso, obrigar o corpo a gastar mais energia do que a obtida na alimentação. Os exercícios aeróbicos podem estimular a perda de gordura de duas formas:
Queima calorias.
Acelera o ritmo metabólico.
3° erro: Seguir as dietas da moda
Primeiramente quem pode receitar uma dieta é um nutricionista, ponto. Vamos as tendências do momento: Dieta dos pontos, dieta dukan, dieta detox, dieta da sopa, dieta sem glúten, dieta do chá Verde, dieta do “sla o que”! (Vocês podem me ajudar...) Veja bem eu não estou dizendo que as dietas são ruins ou não funcionam, quero dizer que antes de ingressar, a pessoa deve saber como funciona as variáveis do emagrecimento, o que essa dieta está fazendo com o seu corpo, saber se realmente faz sentido gastar seu esforço nisso. Quando você entende os princípios básicos do acumulo de gordura e como dominar essas variáveis, vai ter mais êxito em suas dietas.
4° erro: Redução localizada de gordura
Quantos homens você já viu fazendo abdominais intermináveis para ficar com a barriga de tanquinho ou mulheres fazendo “zilhões” de coices ao vento, para queimar as “gordurinhas localizadas” nas nádegas e coxas? Infelizmente você não podemos reduzir a gordura em nenhuma parte especifica do seu corpo usando exercícios isolados. Você pode reduzir a gordura, queimando calorias, e o seu corpo vai decidir como ela vai ser eliminada, então sempre teremos partes que ficarão mais magras primeiro, e sempre terão as mais “teimosas”, isso faz parte da sua “programação genética” e você não pode fazer nada para mudar isso. Mas fique calmo, pois você pode perder toda gordura espelhada no seu corpo, e deixa-lo firme e forte, basta ter um pouco de paciência e deixar sua própria genética fazer o serviço.

Os 3 princípios fundamentais da perda de gordura
1 - Comer menos do que você gasta = Perder peso
A perda de gordura assim como a hipertrofia são questões de números, de variáveis. Não importa o que os outros digam, isso é fato: para deixar seu corpo mais magro você precisa aplicar a formula: energia ingerida x energia gasta, simples assim. Por isso é tão importante controlar o quanto você come, lembram da contagem de calorias? pois bem.
2 - Comer menos e mais vezes
Esse aqui não é novidade para ninguém, comer de 3 em 3 horas, substitua suas refeições principais por menores, bla bla bla... Mas, o que a maioria não entende é porque devemos fazer isso. O motivo mais vezes utilizado é que aumentando a frequência de refeições, o corpo aumenta a frequência metabólica, pois o organismo precisa decompor os nutrientes constantemente, aumentando o metabolismo, parece lógico? Será? Essa não é uma verdade absoluta.
3 - Use exercícios “aeróbicos” para queimar gordura
Coloquei aeróbico entre aspas, pois hoje vemos vários estudos que um treino de musculação de alta intensidade, pode substituir um aeróbico de baixa intensidade. Não quero me abster muito nesse tópico, pois podemos explorar ele em outro artigo, mas a dica é a seguinte se for fazer um exercício com objetivo de queimar gordura, faça com o máximo de intensidade possível, assim você economiza seu tempo e maximiza os seus resultados. Lembrando que deve fazer uma refeição equilibrada depois do exercício, nada de passar fome. Seguindo estas dicas você vai sentir a diferença, mais lembre-se não existe milagres!!!
Beijinh