THE COOL: Artesanato colombiano tem raízes fincadas na moda!
- www.vogue.globo.com
- 9 de fev. de 2018
- 2 min de leitura
Sônia Quintella, atual presidente da organização Artesol, revela o melhor da feira Expoartesanias.

A Colômbia é um país colorido em que o artesanato tradicional está vivo e espalhado por todos os cantos. Com a missão de pesquisar referências e conferir as criações mais autênticas do país, Sônia Quintella, atual presidente da organização Artesol (ONG que atua na valorização do artesanato brasileiro), viajou até Bogotá.
Lá, ela participou da última edição do Expoartesanias, a maior e mais diversificada feira do segmento no mundo. Confirma o relato abaixo:A feira reúne mais de 10 mil peças diferentes, misturando artesanato tradicional e objetos de design. Ao entrar no primeiro pavilhão, já me deparei com um incrível mix de fruteiras, vasos, bolsas, chapéus e outras peças de moda - que vão de vestidos de crochê a casacos de lã que têm a cara dos Andes.

As tipologias de artesanato na Colômbia são diferentes em cada região, como o Caribe, a Amazônia ou os Andes colombianos, mas, certamente, o que mais impressiona pela autenticidade são os trabalhos indígenas com referências sagradas, ícones e inspiração na mitologia.
Por isso, uma parte da feira é dedicada especialmente aos grupos indígenas puros como os Gunadule. É inacreditável a qualidade de cada peça e também o empreendedorismo dos artesãos. Claramente eles são muito orgulhosos do seu trabalho e da sua tradição expressa em uma vocação artística ensinada de geração em geração há centenas de anos.
Há também grupos que passaram por um processo de capacitação e co-design. Esse tipo de intervenção começa com uma pesquisa sobre os grupos e como eles vivem, para que cada artesão preserve seu conhecimento, sua técnica e sua cultura, que é parte do patrimônio e a memória material e imaterial dos colombianos.
Os resultados são peças muito sofisticadas e interessantes do ponto de vista do design e do acabamento Há ainda um pavilhão só de objetos de arte, carregados de memória ancestral.
A experiência de visitar a feira é impressionante, mas conhecer Bogotá por si só, já é vale a viagem. A cidade tem grandes museus, diversas galerias de arte e excelentes restaurantes. A próxima feira acontece em dezembro de 2018. Coloquem na agenda!

Comments